quinta-feira, 20 de maio de 2010

ESPECIAL SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS... PREPARE-SE COM ESSAS DICAS

Professor Givanilson Caetano

Superar os limites e os obstáculos são apenas metas daqueles que pretendem garantir a estabilidade financeira no futuro. Leiam com atenção essas dicas e muita sorte nos inúmeros concursos públicos que estão aí e que também estão por vir.

CONCURSOS PÚBLICOS


Concursos públicos exigem uma rotina de estudos e determinação
Mais de um milhão de pessoas disputam 230 mil vagas para recenseadores do IBGE. O concurso público será daqui a dez dias.

As vagas para o concurso do IBGE foram abertas em todos os estados do país. Os salários variam. Vão de R$ 800 a R$ 1.500. Para conquistar uma vaga em concursos públicos é preciso seguir algumas orientações.

“Eu acho que a persistência é um elemento superimportante no concurso público”, acredita Denise Amorim de Oliveira, publicitária.

Em um ano e meio Denise prestou dez concursos diferentes. Até conseguir o primeiro lugar na prova para relações públicas da Infraero.

“O perfil do candidato que costuma passar em concurso público, muitas vezes passa em vários, é o perfil da pessoa obstinada. É aquele que sabe o que quer”, explica Cristiano Ribeiro, professor.

Algumas mudanças na rotina podem aumentar as chances de ser aprovado. Como começar a estudar pelo menos um ano e meio antes do lançamento do edital; participar do maior número possível de concursos para ganhar experiência e equilíbrio emocional nas provas; estudar questões de raciocínio lógico, pois este tipo de avaliação é o que registra o maior índice de erro dos candidatos.

Na hora da inscrição, mais uma dica: “Escolher conteúdo, disciplinas que ele tenha maior grau de afinidade ele precisa estudar prazer”, diz o professor.

Um passo fundamental é escolher um bom curso preparatório, com professores qualificados, que vão dar orientações específicas para o candidato enfrentar esse caminho tão difícil.

A turma sonha com uma vaga de diplomata no Itamarati e todos aqui sabem que o aprendizado não termina aqui na sala de aula. O ideal é estudar pelo menos mais quatro horas em casa, todos os dias.

Naffis errou no começo, mas agora montou um esquema de estudo e mantém o ânimo depois de vinte tentativas frustradas. “Eu acho que quando eu passar vai ser tão gratificante que vai compensar todo esse sacrifício que eu passei até agora”, acredita Náfis Bressane, jornalista.

DICAS PARA PASSAR NUM CONCURSO PÚBLICO


Conheça os erros mais comuns e saiba o que fazer para ter mais chances de ser aprovado.

Os erros mais comuns (e que podem ser fatais):


- Começar a estudar apenas quando o edital é publicado.

- Estudar sem planejamento, sem organização e sem objetividade. O fracasso normalmente está relacionado à falta de metodologia de estudo.

- Apostar todas as 'fichas' em apenas um concurso.

- Achar que vai passar no primeiro concurso que faz.

- Achar que pode passar em todo e qualquer concurso. O candidato precisa lidar com as próprias limitações.

- Desistir diante do primeiro fracasso.

- Dar ouvidos a histórias de sucesso meteórico, tais como a de candidatos que se colocam como superdotados, que nem estudaram para o concurso, que gabaritaram a prova, etc... Estas histórias são falaciosas e omitem todo esforço pessoal do indivíduo até a aprovação.

- Subestimar os conhecimentos básicos exigidos nos concursos (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Informática, Raciocínio Lógico, etc...)

- Estudar demasiadamente, sem respeitar horas de descanso, sono e algum lazer.

- Não cuidar do equilíbrio emocional, exigindo mais de si mesmo, além das suas possibilidades.

Dicas para passar

A primeira coisa que alguém que decidiu se preparar para concursos públicos precisa saber é que existem procedimentos e atitudes fundamentais para propiciar o sucesso.

- Assuma uma atitude positiva e vitoriosa. Focalize seu desejo de realização no seu sonho de aprovação.

- Estudar com antecedência SEMPRE. Lembre-se que passar em concurso é projeto de médio / longo prazo. Nunca deixe para estudar apenas quando o edital é publicado.

- O concurseiro é como um atleta: quanto mais treino melhor a performance. Portanto, o exercício do concurseiro é o estudo sistemático.

- Dominar a norma culta e as regras gramaticais da Língua Portuguesa é passo fundamental no processo de preparação para concursos públicos. Isso também se refere à interpretação de texto. Um percentual relevante das possibilidades de acerto de uma questão se refere à sua correta interpretação.

- Os candidatos que se planejam, que se auto-analisam, que se organizam adequadamente e que sabem administrar o tempo, em geral, apresentam bastante vantagem competitiva em relação aos demais.

- O sucesso em concursos, de modo geral, está relacionado a uma experiência cumulativa. Isto é, quanto mais concursos você faz, mais você ganha segurança e domínio das estratégias de prova.

- As provas são compostas por questões fáceis, medianas e difíceis. É importante analisá-las previamente para que sobre algum tempo para a resolução das perguntas mais complexas.

- Apostar as fichas em vários concursos é importante. Lembre-se que você pode estar trabalhando naquela empresa pública que não era dos seus sonhos, enquanto você espera sair o edital da instituição que você deseja. Este é o famoso 'concurso escada'. O salário que você já estará ganhando é que irá subsidiar o seu sonho. Além disso, você terá mais tempo e dinheiro para investir nos seus estudos. Fora que não terá mais a pressão e a expectativa sobre você quanto à sua aprovação.

- Não se deixar tomar pela ansiedade. São muito raros os casos de pessoas que passam nos primeiros concursos que fazem. Vejam a história das pessoas que atingiram o sucesso em concursos. Certamente, são pessoas que se auto-superaram, aprenderam mediante as próprias limitações / frustrações e não se intimidaram com o fracasso.

- Dormir bem é muito importante. O sono é fundamental para a fixação do conhecimento.

- Cuide do estado emocional. Faça psicoterapia, yoga, meditação, relaxamento, atividades físicas. Em suma, o que for necessário para manter o seu equilíbrio mental e físico. Muitos excelentes candidatos têm fracassado por falta de controle emocional e estresse.

Como uma pessoa que vai prestar concurso deve se preparar?


- Procurar um curso preparatório especializado na área que deseja e de qualidade. Desconfie de cursos muito baratinhos. Também tome cuidado com apostilas vendidas pela Internet e as que estão lacradas em bancas de jornais. É importante avaliar a forma como o conteúdo é apresentado antes de comprar.

- Faça muitas provas de concursos passados.

- Evite concursos com exigências de conteúdos que você não domina. Por exemplo, se você tem dificuldade em matemática, procure concursos que não exijam esta matéria. Exceto que você queira superar este desafio também.

Pegadinhas

- Nas provas de Informática, observe as ações relacionadas aos botões dos softwares (tanto os do pacote Office da Microsoft, quanto os de software livre como os do BR Office, assim como dos navegadores – Internet Explorer e Mozilla). Você precisa reconhecer “quem é?”, “para que serve?” e “o que acontece quando se clica no botão?”.

- Cuidado com as seguintes palavras nas opções de respostas das questões de múltipla escolha: não, exceto, correta, incorreta, maior, menor, único.

- As questões aparentemente muito fáceis podem ocultar pegadinhas.

QUER PASSAR NUM CONCURSO PÚBLICO? ENTÃO LEIA!


Teste se você está preparado para passar num concurso público.

Assinale uma das alternativas:

1. A sua decisão de estudar para concursos partiu de que motivação?

(A) Foi uma forma de ocupar meu tempo produtivamente enquanto estou desempregado.
(B) Do estímulo de minha família / minha família é de funcionários públicos.
(C) O sonho de ter estabilidade e segurança.
(D) Já sou funcionário terceirizado de empresa pública.

2. Você diria que o seu nível de conhecimento a respeito do “mundo dos concursos” é:

(A) Nenhum, pois me interessei por concursos agora.
(B) Pequeno, pois estou estudando sozinho e sem orientação profissional.
(C) Razoável, pois estou a algum tempo fazendo concursos e já estou familiarizado com esta realidade.
(D) Grande, pois já fiz vários concursos e estudei em cursos especializados.

3. Há quanto tempo você vem estudando para concursos?

(A) Tenho vontade de fazer concursos, mas ainda não comecei a estudar.
(B) Comecei a estudar agora em função de um concurso com edital publicado.
(C) Venho estudando de 6 meses a 1 ano de modo sistemático.
(D) Estou estudando a mais de 1 ano de modo sistemático, orientado e planejado.

4. Quantos concursos públicos você já fez?

(A) Não fiz nenhum concurso ainda.
(B) Fiz apenas 1 concurso.
(C) Fiz entre 2 a 5 concursos.
(D) Já fiz 6 ou mais concursos.

5. Quantos dias na semana você estuda para concursos públicos?

(A) De 1 a 2 dias por semana.
(B) De 3 a 4 dias por semana.
(C) 5 dias por semana.
(D) Diariamente ou quase diariamente.

6. Quantas horas por dia (em média) você dedica ao seu estudo para concursos públicos?

(A) De 1 a 2 horas.
(B) Cerca de 3 horas.
(C) Cerca de 4 horas.
(D) 5 ou mais horas.

7. Você costuma dar intervalos de descanso entre as horas de estudo?

(A) Não tenho uma disciplina de estudos ainda definida.
(B) Estudo direto sem fazer intervalos para descanso.
(C) Sou muito disperso, levanto a qualquer hora.
(D) A cada hora de estudo ou uma pequena pausa de 10 a 15 minutos.

8. Quantas matérias por dia você chega a estudar?

(A) Estudo 4 ou mais matérias por dia.
(B) Estudo 3 matérias por dia.
(C) Estudo 2 matérias por dia.
(D) Estudo apenas 1 matéria por dia.

9. Você tem o hábito de ler com freqüência?

(A) Não, odeio ler.
(B) Não, leio apenas livros de concursos por necessidade.
(C) Sim, apenas livros para concursos.
(D) Sim, leio livros para concursos, literatura, jornais, etc.

10. Quanto à sua capacidade de interpretação de textos, você diria que:

(A) Não sei avaliar.
(B) Baixa.
(C) Mediana.
(D) Elevada.

11. De modo geral, você costuma estudar individualmente ou em grupo?

(A) Não tenho uma disciplina de estudos ainda definida.
(B) Meu rendimento é maior estudando individualmente.
(C) Costumo estudar em grupos de estudo.
(D) Consigo estudar melhor em cursinhos preparatórios.

12. Você costuma fazer resumos da matéria estudada?

(A) Não tenho um método de estudos definido ainda.
(B) Não. Estudo sem organizar resumos.
(C) Sim, mas nem sempre organizo resumos.
(D) Sim, sempre faço resumos.

13. Quais os tipos de recursos didáticos que você utiliza nos seus estudos?

(A) Não investi ainda em aquisição de material didático.
(B) Material baixado da internet.
(C) Livros e apostilas.
(D) Livros, apostilas, CDs, DVDs, áudio-livro, aulas expositivas.

14. Quanto ao seu ambiente de estudos, você diria que:

(A) Estudo principalmente em casa em um ambiente movimentado e sem privacidade.
(B) Estudo principalmente em bibliotecas.
(C) Estudo principalmente em casa em um ambiente tranqüilo e reservado.
(D) Estudo apenas durante as aulas em cursinho preparatório.

15. Considerando o método de estudo que você tem utilizado até o presente momento, você diria que:

(A) Não sei avaliar, pois tenho feitos concursos sem estudar.
(B) Não verifiquei avanço no meu desempenho nas provas que tenho feito.
(C) Verifiquei alguma melhora, mas nada muito satisfatório.
(D) Tenho melhorado meus resultados nos concursos a cada prova que faço.

Verifique quantos pontos você fez:

(A) = 1 ponto
(B) = 2 pontos
(C) = 3 pontos
(D) = 4 pontos

De 0 a 15 - REPRESENTA A PIOR CONDUTA EM TERMOS DE ESTUDO

De 16 a 30 - REPRESENTA A POSIÇÃO DE QUEM AINDA NÃO DEFINIU FOCO E OBJETIVOS

De 31 a 45 - REPRESENTA A POSIÇÃO DE QUEM ESTÁ A CAMINHO DE UM BOM MÉTODO DE ESTUDO, MAS AINDA PRECISA SE DEDICAR MAIS

De 46 a 60 - DEFINE O PERFIL DE ESTUDO MAIS ADEQUADO E COM MAIOR POTENCIAL DE PRODUZIR RESULTADOS E SER APROVADO NOS CONCURSOS

terça-feira, 11 de maio de 2010

MAIS CONCURSOS...

Mais um concurso público do Instituto Federal. Dessa vez é para Fiscal de Alunos com um salário bastante atrativo. R$ 1.256,00 e mais vantagens. Veja tudo em www.ifrn.edu.br

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI