quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Fiscais do Ibama fazem paralisação de advertência

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), regional de Mossoró, irão suspender suas atividades durante todo o dia de hoje, 5. A paralisação de 24h será um ato de advertência da campanha pela criação do cargo de Fiscal Ambiental Federal.
A parada dos fiscais do instituto foi uma proposta da Associação Nacional dos Fiscais Federais do Meio Ambiente (Anffema) e será a nível nacional. A movimentação contará com o apoio de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O chefe-substituto do Ibama regional de Mossoró, Francisco Lindoarte, informa que no município não terá nenhuma movimentação específica. A parada dos servidores será uma forma de chamar a atenção das autoridades para que as reivindicações da categoria sejam atendidas.
Além da criação do cargo de Fiscal Ambiental Federal, os trabalhadores reivindicam também a criação de três mil vagas no Ibama e no ICMBio em todo o país. O pedido visa aumentar o efetivo de fiscais e melhorar as condições de combate aos crimes ambientais. Os servidores também pedem a criação da Universidade Corporativa, que servirá para realizar cursos de capacitação específicos para aqueles que se habilitarem a exercer atividades de fiscalização ambiental executadas pelo Ibama e pelo ICMBio.
Segundo Francisco Lindoarte, a luta pelo cargo de fiscal ambiental federal é antiga e vem sendo batalhada há sete anos pela Anffema, além de ser um anseio dos servidores dos dois Institutos que exercem atividades de fiscalização. Atualmente, esses trabalhadores estão inseridos em cinco diferentes cargos e continuam sem atribuição definida na lei para atuar na área de fiscalização ambiental.

Nenhum comentário:

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI