sábado, 2 de junho de 2007

Concursos Públicos (Retirado do Blog Sem Nexo)

Concursos Públicos
Uma das dicas mais importantes para quem deseja prestar um concurso público (e passar, é claro) é verificar com bastante atenção o Edital, o que raras vezes acontece. Normalmente se olha o período das inscrições, a data da prova, o valor de inscrição (geralmente este é o principal ponto buscado no Edital) e o conteúdo das matérias.
Não podemos mais fazer isso. O Edital traz coisas imprescindíveis para o sucesso no concurso. Inicialmente, gostaria de tecer alguns comentários sobre a ORGANIZADORA.
Pois bem. É importantíssimo verificar qual ORGANIZADORA vai realizar o concurso (CESPE/UNB, CESGRANRIO, COMPERVE, FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS etc), pois isso irá lhe dar um norte. Após a identificação, corre-se atrás de alguma prova anterior da mesma organizadora (às vezes encontramos até prova do mesmo concurso (anterior, é claro), feito nos mesmos moldes. Isso é uma maravilha (Risos). Servirá para você tomar por base suas questões, para ver, principalmente, o teor delas: Se traz casos práticos, quais disciplinas ela mais explora, qual o nível das provas.
Estou dizendo isso porque eu, particularmente, já fiz concursos com todos eles e, acreditem, a diferença é SURPREENDENTE. Só para citar um exemplo: A CESGRANRIO, normalmente, coloca as questões em um nível que podemos considerar FÁCEIS (por exemplo, não precisa ser um grande matemático para fazer 50 ou 60% da prova desta disciplina), enquanto que a CESPE/UNB, regra geral, as questões são um pouco mais difíceis.
Seria muito audacioso de minha parte fazer um estudo acerca das organizadoras, especialmente pelo fato de que acho ser isso muito difícil. Mas, ver no Edital do Concurso e pegar algumas provas anteriores destas, ajuda bastante.
Obs.: Leiam o Edital POR INTEIRO.

Nenhum comentário:

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI