quarta-feira, 20 de junho de 2007

PREFEITURA DE NATAL FARÁ CONCURSO PÚBLICO PRA PROFESSOR

Secretária de educação nega vagas a pedagogos e garante novo concurso em Natal
Em uma reunião proposta pelo vereador Hermano Morais (PMDB), a secretária municipal de Educação, Justina Iva, foi na manhã dessa quarta-feira (20), à Câmara Municipal do Natal para esclarecer pontos acerca do projeto de lei que criará o cargo de educador infantil no município do Natal e abrirá 600 vagas para concurso.
Com a presença dos vereadores e de pedagogas aprovados em um concurso público realizado em 2003 – e que tem validade até 2 de março de 2008 – e que ainda não foram nomeados, a discussão girou em torno da reivindicação dos profissionais, que querem ocupar as vagas que serão abertas. Contudo, Justina Iva disse que não haveria essa possibilidade.
A titular da SME alegou que será criado um novo cargo, e não há a condições de se aproveitar os profissionais aprovados no concurso de nível superior, já que as novas vagas para a educação infantil requerem apenas o magistério (nível médio) e será realizado um novo concurso. Além disso, Justina Iva lembra que para cuidar de crianças de quatro meses a três anos e idade não basta a graduação, necessita de experiência no assunto. “Nem todos os que têm a licenciatura sabem lidar com crianças”, ponderou a secretária, lembrando que a prefeitura oferecerá um curso preparatório de 120 dias para os aprovados no novo concurso.
Revoltadas com a decisão, as pedagogas propuseram várias saídas para que pudessem ser aproveitadas. A única saída acatada pela SME, porém, foi a apresentação de uma emenda ao projeto, que criará um parágrafo único na lei garantindo que as pedagogas necessárias para dar o suporte técnico às creches serão aproveitadas do concurso ainda vigente. Vale lembrar que 300 vagas, aproximadamente, serão ocupadas por educadores infantis até fevereiro do ano que vem – atualmente, monitores da ATIVA são responsáveis pelas crianças nas creches da prefeitura. Cada uma das 25 creches que receberão os novos profissionais no início do próximo ano requer, em média, três pedagogos para dar o suporte às crianças.
Em um acordo firmado entre a secretária Justina Iva e os vereadores, ficou acordado que o projeto será votado até o final do mês.
Fonte: Câmara Municipal (Publicado no Diário de Natal)

Nenhum comentário:

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI