quinta-feira, 28 de maio de 2009

MEC cria 330 mil vagas para graduação de professores em atividade

O IFRN vai participar da formação com 1575 vagas.

O MEC pretende oferecer cerca de 330 mil vagas em cursos superiores de licenciatura para professores que já fazem parte da rede federal de ensino. Isto vai significar um investimento de R$ 700 milhões até 2010 e de R$ 1,9 bilhão até 2014. A meta foi anunciada hoje (dia 27), pelo próprio ministério e faz parte do pacote de medidas que o presidente Lula deverá anunciar amanhã, batizado de Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, as vagas serão destinadas a professores em atividade que não têm a primeira licenciatura ou que a têm, mas atuam em área diferente da formação original. De acordo com dados do MEC, cerca de 600 mil docentes estão nesta situação em todo o Brasil.
As vagas de graduação serão divididas entre 21 Estados que aderiram ao plano. No momento, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Rondônia e Acre não ingressaram no sistema. De acordo com o ministério, foram envolvidas as secretarias de educação dos estados e municípios.
Ao todo, 76 instituições de ensino superior públicas devem oferecer as vagas de curso superior: 48 federais e 28 estaduais, dentre elas, o IFRN, que vai oferecer 1575 vagas. Outras 14 universidades comunitárias também informaram que vão colaborar na formação dos professores.
O curso de primeira licenciatura terá carga horária de 2.800 horas, mais 400 horas de estágio para professores sem graduação. A segunda licenciatura, para os já graduados que atuam fora da disciplina correta, terá carga horária de 800 a 1.200 horas. São planejadas vagas a distância e presenciais.
Inscrição do professor
Segundo o MEC, o professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema informatizado, ainda em criação, que se chamará Plataforma Paulo Freire, em homenagem ao educador e pesquisador brasileiro.
Cada docente poderá cadastrar seu currículo no sistema. As vagas serão ofertadas pelas instituições de ensino e, se houver maior procura do que o número de cadeiras disponíveis, a sugestão do ministério é que haja um sorteio. As instituições de ensino poderão, ainda, criar prova de ingresso para os professores, caso desejarem.
Veja aqui a íntegra do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação.

Nenhum comentário:

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI