quarta-feira, 25 de junho de 2008

Falhas fazem Instituto Cidades perder contrato no RN

A Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos (Searh) vai cancelar o contrato com a empresa Instituto Cidades, responsável pela organização do concurso público para preencher vagas na Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). A informação foi confirmada pelo presidente da comissão do concurso, Carlos Dantas.
As provas ocorreram no dia 30 de março. Ao todo são 1.050 vagas disponíveis. Carlos Dantas afirmou que a recomendação por rescindir o contrato com o Instituto Cidades foi aceita terça pela Searh. De acordo com o presidente da comissão, os incidentes que resultaram na cancelamento do contrato foram principalmente três: a diferença de horário na aplicação das provas; uma confusão gerada no Cefet por causa da troca de listas de inscritos em suas respectivas salas e, o mais grave, o roubo de um carro contendo provas e gabaritos na estrada de Mossoró (BR 304).
É razoável uma pequena desarmonia de horários de distribuição de provas em locais grandes, mas no concurso da Sesap essa diferença foi grande'', afirma Dantas. Quanto à confusão no Cefet, Dantas conta que a numeração das salas onde seriam aplicadas as provas não correspondia às listas dos candidatos. ``A lista da sala 1 estava na sala 20, a da sala 15 estava na 3...imagine isso em 60 salas...'', falou.
Ele diz que empresa justificou alegando haver sabotagem mas não apontou quem teria sabotado. ``E se foi sabotagem a empresa deveria ter feito um boletim de ocorrência, o que não aconteceu''. O Instituto Cidades afirmou ter sinalizado as salas no sábado e no domingo as listas estavam modificadas. ``Eles poderiam ter feito a modificação no domingo e não fizeram'', emendou o presidente da comissão.
No dia primeiro de abril houve a anulação das provas de cinco categorias: técnico de enfermagem, fisioterapeuta, economista, estatístico e radiologista. Depois a comissão foi informada que o carro que transportava os coordenadores do Instituto Cidades de Mossoró para Fortaleza foi roubado. Segundo a polícia o veículo foi levado com o pacote que continha as provas e gabaritos.
Uma reunião da foi feita no dia 8 de abril para apurar as novas informações e dez dias depois a comissão recomendou a rescisão do contrato e a conseqente anulação das provas. Dantas declarou que a Searh já encaminhou o ofício para a empresa potiguar Talento (segunda colocada na licitação) se pronunciar sobre a possibilidade de ser a próxima organizadora do concurso. Caso isso não aconteça, a organização irá para a baiana Consultec.
Não há uma nova data prevista para as provas. Dantas diz que planeja retomar a reorganização em julho, mas isso depende dos prazos cumpridos pela segunda e terceira colocada na licitação. O prazo para a devolução do dinheiro da inscrição (e autom tico desligamento do concurso) foi de 23 de abril até 16 de maio. Um total de 576 candidatos preferiram ter o dinheiro de volta. Os candidatos que farão o novo certame devem portar o comprovante de pagamento de inscrição para o processo de recadastramento. O Estado vai buscar o ressarcimento dos valores já pagos ao Instituto Cidades pela via judicial.

Nenhum comentário:

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI