terça-feira, 7 de abril de 2009

CONCURSOS NA ÁREA BANCÁRIA

Como esclarecemos em boletins anteriores, os concursos nacionais do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF) ocorrerão anualmente, sendo os do BB nos anos ímpares e os da Caixa nos pares. O Banco Central do Brasil (BACEN) deverá ser o gigante bancário que abrirá a temporada de concursos neste ano, pois a última seleção para técnico e analista ocorreu em 2005, e para procurador em 2006. Veja a seguir um panorama dos concursos na área bancária, e baixe, no final desta reportagem, as provas anteriores, resolvidas e comentadas, questão por questão.
BANCO DO BRASIL - Concursos no 2º semestre:
Foi publicada no dia 7 de janeiro a Portaria 2/2009 (link no final deste Boletim), aumentando o quadro de funcionários do BB em 3.491 servidores (de 91.000 para 94.491 funcionários), aí incluídas também as suas subsidiárias como BB Previdência, BB Leasing, BB Seguros etc.
Mais vagas - Para a contratação desse pessoal e de outros (por força da reposição natural de funcionários, inclusive em razão de aposentadorias), o BB pode aproveitar os aprovados em cadastro de reserva e/ou abrir novas seleções, uma vez que o prazo de validade de muitos concursos nos estados está vencendo, conforme demonstra a tabela a seguir:
ESTADOS QUE TERÃO CONCURSOS DO BB ESTE ANO
VALIDADE DO ÚLTIMO CONCURSO ESTÁ VENCENDO:
VENCE EM:

MATO GROSSO e TOCANTINS (*)
12 / JUL

AC, AL, AM, AP, BA, CE, GO, MA, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SE
12 / SET

ES, MG, PR, RJ, RS, SC e interior de SP
17 / OUT

(*) No caso dos estados de Mato Grosso e Tocantins, vale um esclarecimento: foram realizados concursos em 2007 e em 2008. A validade da primeira seleção termina em 12 de julho deste ano; e da segunda, em 2010.
Além da jornada de trabalho de seis horas diárias, com ganhos em torno de R$ 1.700,00 por mês (abrangendo salário, gratificação e auxílio-alimentação), há outras vantagens financeiras e sociais, tais como participação semestral nos lucros do Banco, previdência complementar, oportunidades de ascensão profissional, auxílio-transporte e assistência médica, hospitalar e odontológica, extensiva à família.
Acesse a prova anterior 2007 do BB,


CAIXA - Mais pessoal e substituição terceirizados:
Também a Caixa recebeu, no mesmo dia 7 de janeiro, autorização para aumento de seu quadro de pessoal (apenas 200 funcionários). Mas a grande notícia é outra: a Instituição foi autorizada a substituir terceirizados por concursados. Em junho/2008, a Caixa garantiu que após o dia 30 de junho de 2009 não haverá mais terceirizados exercendo atividade-fim na empresa. A instituição extinguirá 9.229 postos de serviço terceirizados, de acordo com cronograma estabelecido após entendimentos com o Ministério Público do Trabalho (MPT).
A Caixa convocará, para esses casos, os candidatos aprovados em suas seleções de 2008 que constam do cadastro de reserva de aprovados. Leia mais sobre a substituição de terceirizados no Comunicado constante no site oficial do Ministério.


Na Caixa, a remuneração inicial para o cargo de técnico bancário é de R$ 1.244,00, pela jornada de trabalho de seis horas diárias, além de participação nos lucros e outras vantagens.
Acesse a prova anterior 2008 da Caixa.

Um comentário:

Unknown disse...

BOA NOITE, DE ACORDO COM MINHA INTERPRETAÇAO , ENTÃO A CEF DEVERÁ FAZER UM NOVO CONCURSO EM 2010 E O BB EM 2011 . ISTO ESTÁ CORRETO ? E O PROBLEMA QUE O BB TEVE EM BRASÍLIA , COMO SERÁ FEITO O NOVO CONCURSO SE OS APROVADOS DE 2008 NÃ FORAM SEQUER CONVOCADOS ?
GRATA.

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI