sexta-feira, 18 de abril de 2008

Depen confirma inauguração da Penitenciária Federal de Mossoró ainda no segundo semestre deste ano.

O diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, Maurício Kuehne, em conversa exclusiva com a equipe de reportagem do O Mossoroense informou que está trabalhando para que a Penitenciária Federal de Mossoró seja inaugurada ainda este ano, provavelmente daqui há cerca de quatro meses. Semana que vem uma equipe da engenharia do Ministério da Justiça estará na cidade para receber a obra oficialmente e dar início à instalação de alguns outros equipamentos.
Maurício explicou que a equipe estará em visita para estabelecer os próximos passos para a penitenciária. "Quanto ao concurso somente posso informar que está em andamento. Agora, prazos, eu não posso confirmar", ressaltou Maurício. Ele disse que também está se programando a posse do novo diretor da instituição que deverá substituir o atual responsável pela penitenciária, Francisco de Assis.
O Depen aguarda respostas do Ministério do Planejamento para divulgar prazos para o concurso de agente penitenciário. Em visita a Mossoró no ano passado, Maurício prometeu que até o fim de 2007 seria divulgado um pré-edital, onde iria ser especificada a data de divulgação do concurso público com disponibilidade de 1.050 vagas (para nível médio) e mais 250 cargos para corpo técnico. Já ontem ele ressaltou dizendo que "a competência de divulgação de editais não é do Depen".
O atual diretor da penitenciária, Francisco de Assis, confirmou os dados repassados por Maurício, dizendo que é vontade e necessidade do Depen inaugurar o mais rápido possível a penitenciária de Mossoró.
Representantes da Justiça Federal acharam excelentes as instalações da penitenciária
Em visita de cortesia, o corregedor geral de justiça do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas, os juízes federais de Mossoró, Marcos Mairton e Tércio de Gondim, o diretor de secretaria da Justiça Federal, Francisco Antônio e uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se fizeram presentes à Penitenciária Federal de Mossoró para averiguar in loco as instalações da instituição. Em conversa com o juiz Marcos Mairton, a equipe de reportagem do O Mossoroense foi informada de que o grupo achou excelente o prédio do presídio de segurança máxima.
Quem recebeu os visitantes e apresentou as instalações ao grupo foi o diretor Francisco de Assis Guimarães. O Presídio Federal fica localizado no KM-14 da rodovia Mossoró-Baraúna, em terreno desmembrado do Complexo Penal e Agrícola Dr. Mário Negócio, distante 20 quilômetros do centro da cidade de Mossoró.
Já o titular da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Leonardo Arruda, o Presídio Federal é considerado responsável por novos postos de serviços e por refletir positivamente na economia regional. De acordo com informações do governo do Estado, após a abertura das instalações a economia da cidade poderá contar com o despejo de mais de R$ 2 milhões ao mês somente em salários.

Nenhum comentário:

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI