terça-feira, 11 de março de 2008

CADA VEZ MAIS AS PESSOAS INVESTEM EM CONCURSOS PÚBLICOS NA BUSCA DE ESTABILIDADE FINANCEIRA


Todos os dias em busca de informação para este site que tornou-se tão importante para as pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho, fico "vasculhando" tudo para que o e-leitor possa ficar bem informado. Hoje, dia 11/03/2008 - Terça-Feira, vi a seguinte matéria no jornal "omossoroense" e a publiquei na íntegra. Leiam, percebam que o futuro profissional depende de muita dedicação e muito estudo. Muito mesmo!

Até bem pouco tempo para muitas pessoas o sonho de conquistar estabilidade financeira estava diretamente ligado à conclusão do ensino superior. Qualquer pai que queria o melhor para o filho desejava vê-lo formado, uma vez que a graduação era praticamente sinônimo de emprego garantido. Atualmente esta concepção mudou e agora ao invés da universidade as pessoas estão buscando no concurso público um meio de garantir a vida.
Só neste ano serão oferecidos nove concursos públicos. Até o momento já saiu o edital do concurso do INSS e Tribunal Regional Federal (TRF). Entretanto, até o final do ano está previsto para sair o edital da Caixa Econômica Federal, Petrobras, agente penitenciário federal e agente estadual, Polícia Civil, Banco do Nordeste e Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Muitas destas pessoas que concorrem a estas vagas oferecidas procuram no concurso público a estabilidade financeira que não encontram facilmente no mercado de trabalho. No entanto, devido a concorrência acirrada, para conquistar o tão desejado cargo é fundamental abrir mão de muitas coisas e se dedicar exclusivamente aos estudos.
Por este motivo, as pessoas recorrem aos cursos de preparação para concursos. De acordo com uma diretora de um cursinho da cidade, a procura por aulas preparatórios na é muito grande, só no colégio que organiza cada turma tem em média 100 alunos por sala e às vezes a demanda chega a não caber num mesmo horário, sendo necessário abrir horários alternativos.
Apesar das turmas funcionarem de segunda a segunda e os alunos não reclamam da exaustiva carga horária, para os "concurseiros" (como são chamados as pessoas que fazem diversos concursos) quanto mais melhor, muitos deles estudam por anos, até mesmo antes da saída do edital de um concurso.
Conforme a estudante Daniele Souza, se preparar para um concurso exige força de vontade. É um investimento de tempo e dinheiro, além de ser preciso bastante dedicação. Ela trabalha de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e quando sai do expediente vai para a aula preparatória das 19h às 22h. Iguais a ela, muitas pessoas abrem mão do descanso e da diversão na busca por uma vaga num cargo público.
"Acredito que todo o sacrifício é válido para se conquistar algo melhor. Para uma pessoa que trabalha no comércio ganhando o salário mínimo, vale a pena abrir mão de algumas coisas por um período para conquistar uma estabilidade financeira", afirma Daniele.
Entretanto, as renúncias que são feitas para se conseguir estabilidade através de um concurso público vão além do período preparatório. O defensor público Francisco Nunes se mudou para o Pará devido a ter passado num concurso. Em dezembro do ano passado, ele deixou a família em Mossoró e foi com sua esposa para a nova cidade. Pouco tempo depois de instalados na nova moradia, sua esposa também passou num concurso e teve que voltar para Mossoró. Agora os recém-casados estão separados por aproximadamente 1.831km devido ao sonho de se manter em um emprego seguro e que recompense financeiramente.
Nunes afirma que apesar das renúncias e da saudade da esposa e da família, ele se sente realizado em ter seu emprego garantido. "Vale a pena ter estudado para passar no concurso e abrir mão de algumas coisas para poder assumir o cargo, pois apesar dos obstáculos agora tenho uma estabilidade financeira que é útil e segura e com ela possa garantir um bom futuro para mim e para a minha família", afirma.
Do mesmo modo, o concursado Bruno Viana quando passou no concurso da Caixa Econômica Federal teve que trancar a faculdade e se mudar para outra cidade, agora de volta a Mossoró e à graduação, ele se sente realizado com as conquistas alcançadas. "Estudei muito para passar e agora me sinto seguro financeiramente. Eu vejo o cargo público como um trabalho como outro qualquer, a vantagem é que a pessoa tem maior estabilidade e mais segurança já que não será demitida por qualquer coisa", afirma.
A diretora de um cursinho ressalta que para alcançar o tão desejado cargo é preciso estudar. Segundo ela, para poder passar em um concurso a pessoa tem que saber realmente, tem coisas que a pessoa não vê na escola e só se estudando para poder fazer uma boa prova. Além disso, o nível dos concorrentes é muito alto e ainda tem gente que estuda dois a três anos antes do concurso sair. Por este motivo para passar em um concurso a dedicação ao objetivo é fundamental. Ela lembra que concurso não é sorte, é preciso estudar mesmo.
fonte: Omossoroense do dia 11/03/08
100% Concursos.

Nenhum comentário:

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI