sábado, 8 de março de 2008

Justiça Federal adia concurso da Petrobras.

Organizadora do concurso tentava derrubar liminar que pedia suspensão das provas. Para MP, mudanças no edital sem novo prazo para inscrições são irregulares.
A Justiça Federal manteve a suspensão das provas do concurso da Petrobras, que estava previsto para acontecer neste domingo (9) para os cargos de técnico de operação júnior e técnico de inspeção de equipamentos e instalações júnior (mecânica e metalurgia). No total, 90.264 candidatos disputariam 989 vagas. Segundo o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), organizador do concurso, as provas serão remarcadas. Ainda não há uma nova data agendada. À tarde, o Cespe informou que enviaria e-mail ainda neste sábado todos os candidatos informando o resultado da decisão da Justiça. A suspensão do concurso é resultado de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF). Na ação, o MPF diz que a banca violou os princípios da publicidade e da isonomia ao não divulgar mudanças no edital de abertura do concurso nem reabrir o prazo para novas inscrições. De acordo com o edital, as inscrições seriam feitas entre 29 de janeiro e 15 de fevereiro. Mas durante esse período, em 6 de fevereiro, um novo edital ampliou os cursos admitidos como requisitos para os dois cargos. Para o MPF, o problema é que as alterações foram divulgadas apenas no Diário Oficial da União. No site do Cespe, o edital de retificação só foi divulgado em 18 de fevereiro, depois do término das inscrições. Segundo a procuradora da República Anna Carolina Resende, a divulgação feita foi insuficiente para eficácia do princípio da publicidade, já que todos os interessados sempre buscam o site da instituição e não o Diário Oficial para obter informações sobre o concurso.
Leia a nota do Cespe sobre a suspensão do concurso:
"O Cespe/UnB informa que, em função de uma ação civil pública, proposta pelo Ministério Público Federal no DF, no dia 7 de março, e julgada pela 9ª Vara da Justiça Federal no DF, as provas do concurso público da Petrobras, marcadas para este domingo, 9 de março, serão adiadas. Uma nova data será divulgada na página eletrônica do concurso www.cespe.unb.br/concursos/PETROBRASNM2008/."

A Petrobras também divulgou nota sobre a suspensão:
"A Petrobras informa que as provas do concurso público para os cargos de Técnico de Operação Júnior e Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior, inicialmente previstas para este domingo, dia 9 de março, foram suspensas pela Justiça Federal do Distrito Federal.
A Justiça Federal aceitou a alegação do Ministério Público Federal de que uma pessoa teria sido prejudicada pela forma como foi publicada a retificação feita no edital. Mais de 90 mil pessoas de todo o Brasil se inscreveram para concorrer às 989 vagas do concurso. As vagas abrangem 13 estados e são para admissão imediata. A Universidade de Brasília (UnB), responsável por todas as etapas do concurso, tentou cassar a liminar, mas não obteve sucesso. Assim que for definida nova data de realização das provas, a UnB, por meio de seu Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), informará aos candidatos."
100% Concursos.

Nenhum comentário:

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI