sexta-feira, 14 de março de 2008

CONCURSOS PÚBLICOS

Concursos devem oferecer 1 milhão de vagas até 2015; saiba como se preparar.
Quase 600 mil candidatos fazem neste domingo (16) as provas do concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que oferece 2.000 vagas de técnico e analista do seguro social. E a perspectiva é animadora, de acordo com o especialista em concursos públicos José Wilson Granjeiro. Segundo ele, o governo deve renovar 85% dos seus quadros até 2015, criando 1 milhão de vagas.Granjeiro veio ao UOL onde conversou com os internautas sobre métodos de estudo e dicas de preparação para os exames. Além disso, ele também explicou como funciona a validade dos processos seletivos, prazo de homologação e convocação para as vagas. Veja abaixo a íntegra do bate-papo:
(11:06:32) Thayvid fala para José W. Granjeiro: Bom dia. O que o senhor achou da medida do BB não ter prorrogado o concurso de 2006 restando quase 1800 aprovados a espera?
(11:18:51) José W. Granjeiro: Thayvid, é uma pena. Eles abriram um concurso e lá geralmente se faz concurso com cadastro reserva. Eles colocam um prazo de validade de 6 meses e dessa vez não prorrogaram. Além disso, eles já soltaram um edital para Bahia, São Paulo e Brasília. É uma pena porque é um processo muito demorado. Mas é uma política da entidade, tem que respeitar.(11:07:05) JOão fala para José W. Granjeiro: gostaria de saber se o próximo concurso da PRF terá garantia de q n irá ter fraude?
(11:20:03) José W. Granjeiro: JOão, olha, nós tivemos um concurso no DF para Polícia Civil com a maior segurança. As instituições estão muito atentas. A PRF está muito atenta para as pessoas que querem entrar na instituição e a partir dessa experiência da PC do DF eles devem passar essa experiência pros outros concursos.
(11:08:08) Vinicius-CGU fala para José W. Granjeiro: Qual a metodologia de estudo ideal para lograr sucesso em um concurso tão disputado como TCU, AGU e CGU?
(11:21:40) José W. Granjeiro: Vinicius-CGU, é uma estratégia de guerrilha. Tem pessoas que estudam 7 horas por dia. É preciso estudar matérias específicas, resolver muitos exercícios para poder passar. Mesmo com todo o talento, as pessoas sofrem para fazer a prova no tempo exigido. Se você souber selecionar bem a bibliografia, escolher uma boa escola e tiver humildade para ouvir as orientações, você pode ter êxito.
(11:09:22) concurseiro-AL fala para José W. Granjeiro: Granjeiro, resolução de questões da organizadora do concurso é um bom método de estudo???
(11:23:15) José W. Granjeiro: concurseiro-AL, é um método extraordinário. Fui aprovado em primeiro lugar usando esse método. Pegava as provas dos últimos cinco concurso e exercitava aquilo exaustivamente. Se você conversar com qualquer aprovado em concurso, ele vai falar que resolveu milhares de provas.
(11:11:59) Guga fala para José W. Granjeiro: Gostaria de saber se quando aprovado em concurso estou garantido que serei chamado no prazo de validade do mesmo ou pode-se não chamar de fato?
(11:24:13) José W. Granjeiro: Guga, tem uma novidade aí do STJ para os concurseiros de plantão. Hoje o candidato aprovado dentro do número de vagas do edital, é só aguardar a nomeação. Acabou a sacanagem de passar no concurso e não ser chamado.
(11:14:26) nando 25 fala para José W. Granjeiro: JOSÉ, POIS ENTAO QUAL A MELHOR METODOLOGIA PRA ESTUDO CONSISTENTE E APROVEITADO PRA SER APROVADO EM CONCURSOS? (11:25:33) José W. Granjeiro: nando 25, não tem fórmula mágica. As pessoas têm um ritmo próprio. Você tem que identificar o seu método de estudo. Outros só lendo e exercitando em seguida. Desenvolva um método que seja adequado a seu perfil. Todo mundo passa em concurso público. Os que não passam são os que desistiram ou usaram a técnica errada. Busque um curso sobre técnicas de estudo e onde você pode ter instrumentos para passar.
(11:17:36) Oliveira fala para José W. Granjeiro: Professor, quais as principais vantagens de ser um servidor público!? quando aposentado funciona como o setor privado, com limite de salários mínimos???
(11:26:45) José W. Granjeiro: Oliveira, uma das grandes vantagens de ser servidor é a aposentadoria integral. Você passa um concurso como especialista em políticas públicas. Sua aposentadoria vai ser a remuneração na época da aposentadoria. Mas o servidor paga 11% sobre o salário bruto.
(11:18:04) Winner fala para José W. Granjeiro: Passei no concurso da nossa caixa. Acontece que sou aposentado, o que não era permitido no edital. Posso entrar com algum recurso?
(11:27:51) José W. Granjeiro: Winner, pela interpretação que faço da emenda constitucional 20, os aposentados da Caixa Econômica e do Banco do Brasil podem fazer concurso, mas na hora de se aposentar eles têm que escolher qual aposentadoria quer desfrutar. Em alguns casos, é possível acumular as duas aposentadorias.
11:19:05) Rafael Falco fala para José W. Granjeiro: GOSTARIA DE SABER SE O SENHOR ACREDITA QUE ESTUDAR BASEADO EM PROVAS ANTERIORES É UM BOM MÉTODO DE ESTUDO?
(11:27:51) José W. Granjeiro: Winner, pela interpretação que faço da emenda constitucional 20, os aposentados da Caixa Econômica e do Banco do Brasil podem fazer concurso, mas na hora de se aposentar eles têm que escolher qual aposentadoria quer desfrutar. Em alguns casos, é possível acumular as duas aposentadorias.
(11:28:59) José W. Granjeiro: Rafael Falco, já falei aqui, é sensacional, infalível, e todas as pessoas que conheço que passaram baixaram inúmeros cadernos de prova para treino. Seu maior inimigo ainda é a banca examinadora. Então é preciso conhecer muito bem essa banca e os critérios adotados. Tudo isso está no edital.
(11:19:16) bAIANO fala para José W. Granjeiro: Qual o melhor modo de estudo para o concurso do INSS?
(11:30:38) José W. Granjeiro: bAIANO, pra esta prova de domingo não tem mais tempo, é só tempo para rever algum apontamento. Sábado à tarde é hora de descansar, nada de extravagância. Mas se você tivesse começando a preparação, o cargo de auditor, você tem que investir muito em contabilidade, legislação previdenciária... algumas matérias você vai ter que dominar ao ponto de poder dar aula. Outras você vai ter que fazer para se aprofundar. (11:19:50) Braga fala para José W. Granjeiro: Eu gostaria de entender as etapas após a divulgação do resultado do concurso, uma vez que eu fui aprovado. Quanto tempo levará para sair a lista de aprovados no Diário Oficial. E, segundo a sua experiência, qual deve ser minha expectativa de ser convocado, tendo me classificado em 11º lugar?
(11:32:03) José W. Granjeiro: Braga, quando se publica um edital, a banca tem que esperar 45 dias para marcar a prova. Geralmente, eles dão 45 dias. Para homologar o resultado, eles têm um ano de prazo. Depois, passa a contar o prazo do edital, que pode ser até 2 anos. Podendo prorrogar a critério da administração. Se publicou o resultado no Diário Oficial, é só aguardar em casa a portaria, reunir os documentos e tomar posse.
(11:20:03) Eduardo fala para José W. Granjeiro: Bom dia, com o aumento no número de concursos também apareceram diversas empresas organizadoras, algumas com práticas um tanto duvidosas. Uma dessa práticas que acho mais problemática é a não-entrega e não divulgação dos cadernos de questões após as provas, essa prática dificulta que os candidatos possam entrar com recursos contra as questões, essa prática é legal? Existe algo que possamos fazer para ter acesso as questões?
(11:34:36) José W. Granjeiro: Eduardo, essa é uma briga que tenho. Já escrevi artigos fazendo sugestões, reclamando. Infelizmente, não existe nenhuma lei federal que obrigue a banca examinadora À entregar o caderno de prova. Eles podem divulgar o caderno de prova em um site, mas depois ela some. Agora, o que eu defendo é que as bancas examinadoras sejam obrigadas a indicar bibliografia e entregarem o caderno de prova para aqueles que ficam até o fim da prova.
(11:21:43) espectador fala para José W. Granjeiro: Existe um receio por parte das pessoas sobre os esquemas e vagas reservadas para os concursos, é possível saber até onde isso é verdade ? Hoje dá para acreditar em concurso onde realmente quem estuda ganha a vaga ?
(11:36:14) José W. Granjeiro: espectador, isso acabou. Esse negócio de marmelada acabou. Quem passa são pessoas disciplinadas, que estudaram bastante. As pessoas que passam não têm "sobrenome". O concurso depende exclusivamente do seu talento e do seu potencial, de mais ninguém. É um processo isonômico.
(11:22:35) valmir fala para José W. Granjeiro: Gostaria de saber se quando fazemos concurso pata cargo em cidades em que não residimos há preferência para quem é residente na cidade que promove o concurso.
(11:37:16) José W. Granjeiro: valmir, geralmente é uma regra de edital. Eles dão preferência para quem tem cônjuge servidor na mesma região. Mas quando você faz o concurso você concorda com as regras do jogo. Depois você pode pleitear pela remoção para outro Estado e voltar a seu local de origem.
11:24:18) Carol fala para José W. Granjeiro: sobre as provas da policia federal, qual a melhor estratégia para estudo e suas orientações para este tipo de prova? E qual as chances de ter outro concurso para PF logo?
(11:39:10) José W. Granjeiro: Carol, PF é um dos concursos mais difíceis que tem. É até mais difícil que o de delegado. Sugiro que você busque uma escola que te dê um apoio e depois reforce algumas disciplinas, como processo penal, noções de administração e contabilidade. Principalmente para as disciplinas que você não gosta. Você precisa da nota mínima em todas as matérias. E não espere o edital para se preparar. O edital deve sair só no fim de 2008, com prova em 2009 e nomeação em 2010. É preciso se preparar com 1 ano e meio no mínimo. (11:24:36) André fala para José W. Granjeiro: Gostaria de saber se existe um tempo limite para ser chamado quando se passa em um concurso?
(11:40:11) José W. Granjeiro: André, o tempo limite é o tempo de validade do concurso, que está no edital. Você não pode nomear desrespeitando a ordem de classificação. Olhar edital é o primeiro passo para quem quer ter sucesso em alguma prova. Você precisa dominar essa ferramenta para trabalhar no governo.
100% CONCURSOS.

Um comentário:

Unknown disse...

Não entendo a minha nota no concurso do INSS. Conferi a minha prova, juntamente com meu filho, através do gabarito e acertei 105 questões e cancelei 1, sendo:
20 liq. na Conhecimentos Básicos;
16 líq. Conhecimentos Complementares;
23 líq. Conhecimentos Específicos;
58 líq Total.
Não tinha a pretenção de ser convocada devida a grande competição, mas com essa nota era quase impossível não ter passado, no entanto, o impossível aconteceu. A nota que me deram (9) em Conhecimentos Específicos é inaceitavél. Gostaria de saber porque isso aconteceu.

Equipe 100% CONCURSOS

AJUDANDO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE APODI